Lisboa Minha Cidade

Lisboa Minha Cidade
Mirador de Santa Luzia

sexta-feira, setembro 29, 2006

O Grito

O Grito, 1893
Autor: Edvard Munch - Óleo, têmpera e pastel em cartão, 91 x 73,5 cm
Oslo, Nasjonalgalleriet
Neste quadro observamos o medo e a solidão do Homem num cenário natural que - longe de oferecer qualquer tipo de consolação - absorve o grito e o faz ecoar por detrás da baía até aos vultos sangrentos do céu. A baía, os pequenos barcos à vela e a ponte com a balaustrada cortando diagonalmente o quadro sugerem que o cenário era Nordstrand.
O diário de Munch contém uma passagem escrita em Nice durante um período de doença, em 1892, e o qual faz lembrar esta cena: "Estava a passear cáfora com dois amigos, e o Sol começava a pôr-se - de repente o céu ficou vermelho, cor de sangue. Parei, sentia-me exausto e apoiei-me a uma cerca - havia sangue e línguas de fogo por cima do fiorde azul-escuro e da cidade -os meus amigos continuaram a andar e eu ali fiquei, de pé, a tremer de medo - e senti um grito infindável a atravessar a Natereza."
Edições TASCHEN

Sem comentários: